Estudantes mobilizam escola a fim de evitar desperdício de comida em MT
Dois estudantes se deram conta da quantidade de comida que era jogada fora na escola e resolveram agir. Eles fizeram um estudo e constataram que o desperdício poderia ser evitado. Para isso, Débora Guedes e Davi Freire elaboraram uma palestra para os professores e demais funcionários sobre o assunto.
No estudo, os estudantes constataram que 41% dos alunos desperdiçam a comida da merenda, e que o alimento campeão de desperdício é o arroz, com 36%, contra apenas 6% da carne.
Os professores contam que até mesmo as pessoas responsáveis pela merenda na escola estão mais atentas, e não produzem mais do que o necessário. A queda total do desperdício alimentar da escola foi entre 10 e 13%. Agora, alunos e funcionários levam os aprendizados para suas próprias casas. É o que conta Davi:
— Eu comecei a notar que durante as refeições sempre sobrava um pouco de comida aqui e ali. E eu comecei a tentar mudar isso. Convenci a minha mãe a preparar menos alimentos, o suficiente para não sobrar — diz o estudante.