Servidores estaduais de MT fazem passeata e cobram reajuste salarial
+ Geral
Quinta, 18 Junho 2015
| Do G1 MT
Servidores da Educação, do Departamento Estadual de Trânsito e da Universidade do Estado de Mato Grosso participaram de protesto na tarde desta quarta-feira (17), em Cuiabá. A concentração do movimento foi na Avenida do CPA e, depois, os manifestantes percorreram as ruas do Centro Político Administativo (CPA). As categorias pedem melhores condições de trabalho e pagamento integral do reajuste inflacionário anual de 6,22%. Esse pagamento foi fracionado pelo governo estadual que alegou falta de recursos.
O protesto foi organizado pela Frente de Luta em Defesa do Serviços Públicos e dos Direitos dos Trabalhadores, formada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sinetran), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Adunemat (Associação dos Docentes da Unemat), CUT (Central Única dos Trabalhadores), entre outros.
"O estado não está investindo o que precisa investir, por lei, na educação. E o governo precisa pagar o que está devendo aos trabalhadores da educação", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Henrique Lopes, durante a manifestação. Durante todo o dia, os servidores das categorias pararam as atividades em todo o estado para protestar contra o governo do estado.
Por meio de nota, o governo informou que já pagou metade do reajuste dos trabalhadores na folha de pagamento de maio e que a outra metade será paga somente em novembro. Disse também que se compromete a pagar em janeiro do ano que vem, em parcela única, o valor retroativo da diferença dos meses de maio e outubro.