Riva deixa a prisão e segue para Fórum; juíza que mandou prender colocará tornozeleira no ex-deputado
Um batalhão de jornalistas aguarda a liberação do ex-deputado José Riva (PSD) na frente do Centro de Custódia de Cuiabá.
Desde as 8 horas da manha desta quarta-feira (24), a movimentação é intensa no local.
Além dos profissionais da imprensa, advogados e familiares do ex-deputado estão desde manhã no presídio.
Informações extraoficiais dão conta de que o alvará de soltura, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, chegou ao Fórum de Cuiabá na noite desta terça-feira (23).
A expectativa era que o ex-parlamentar, acusado de desvios da ordem de R$ 62 milhões, em valores corrigidos, pudesse ser solto nesta manhã.
Juíza entra em audiência e não assina alvará (atualizada às 14h50)
Titular da 7ª Vara de Crime Organizado, a juíza Selma Arruda chegou ao Fórum de Cuiabá, por volta do meio-dia, mas não assinou o alvará de soltura de Riva.
Ela iniciou uma audiência, às 13h30, e deve assinar o documento após o término.
Riva pode usar tornozeleira (atualizada às 14h57)
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso afirmou, em nota, que a Justiça pode determinar que Riva use tornozeleiras ao sair do presídio.
Advogados reclamam de "demora" (atualizada às 15h00)
Advogados do ex-deputado Riva reclamaram à imprensa da demora para colocá-lo em liberdade. Um deles, que aguarda no Fórum, disse que a juíza já poderia ter assinado o alvará.
"Ela poderia ter feito isso antes de começar a audiência. É só assinar um papel", disse.
Imprensa acha "carteirinha" de Janete (atualizado às 15h04)
A imprensa encontrou no chão, próximo ao portão do Centro de Custódia, uma "carteirinha" da esposa do ex-deputado, Janete Riva.
Ela não foi ao local, e o documento deve ter caído do bolso de Júnior Riva.
O documento foi entregue a um servidor do presídio.
Imprensa aguarda desde às 8 horas (atualizada às 15h07)
Jornalistas e profissionais da imprensa aguardam a soltura do ex-deputado desde as 8 horas desta quarta. Equipes de sites, jornais, rádios e TV´s estão próximos ao portão por onde saíra Riva.
Por causa do sol e do calor intensos, os profissionais usam guarda-sóis para se protegerem.
Gaeco está em Brasília (atualizada às 15h10)
Informação extraoficial dá conta de que o chefe do Gaeco-MT, promotor Marco Aurélio de Castro, está em Brasília desde a noite de ontem.
Ele teria ido à Capital Federal por conta da decisão do STF que deu liberdade a Riva.
Juíza cancela audiência e analisa o processo de Riva (atualizada às 15h22)
A juíza Selma Arruda ouviu um preso ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e, em seguida, cancelou a audiência. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, neste momento ela analisa o processo de Riva.
A assessoria afirmou que o STF determinou a soltura de Riva "sem o prejuízo de aplicação de medidas cautelares". Entre as medidas estão o uso do monitoramento eletrônico, por meio de tornozeleiras, e a proibição do ex-deputado de sair da Comarca.
Juíza pode liberar Riva até meio dia de quinta (atualizada às 15h22)
Uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determina que o juízo responsável pela liberdade de presos provisórios tem prazo máximo de 24 horas para assinar o alvará.
A juíza Selma Arruda chegou ao Fórum, segundo a assessoria, por volta do meio-dia. Ela poderá assinar o alvará até o mesmo horário de amanhã.
"Memes" invadem redes sociais (atualizado às 15h50)
O episódio envolvendo a liberdade do ex-deputado Riva virou "meme" nas redes sociais. Desde a noite desta quarta-feira, vários posts, com cunho humorísticos, passaram a bombar em aplicativos como WhatsApp e no Facebook.
Um deles (ao lado) mostra Riva seguranndo garrafas de champanhe e a indagação: "Cadê o oficial?".
Juíza assina alvará de soltura de Riva (atualizado às 16h12)
A juíza Selma Arruda acaba de assinar o alvará de soltura de Riva. O oficial de Justiça já está a caminho do Centro de Custódia.
Logo após ser liberado, Riva terá que comparecer ao Fórum, na 7ª Vara Criminal, para colocar a tornozeleira, conforme decisão da juíza.
Riva cumprirá outras medidas restritivas (atualizado às 16h20)
Além de ter que usar tornozeleira, o ex-deputado será obrigado a cumprir outras medidas restritivas, como não visitar a Assembleia Legislativa e sair de sua residência após as 22 horas.
Jéssica Riva deixa penitenciária; cinegrafista é atingido por veículo (atualizada às 16h22)
A filha do ex-deputado, Jéssica Riva, que fazia companhia ao pai desde a manhã desta quarta-feira (24), acaba de deixar o Centro de Custódia.
Quando saía do local, o carro em que Jéssica estava atingiu o cinegrafista Ednei Cássio, do programa “Resumo do Dia” (TV Rondon/Canal5).
Jéssica não dirigia o veículo. Apesar do susto, o cinegrafista passa bem.
Riva deixa Centro de Custódia em carro do Sistema Prisional (atualizada às 16h30)
O ex-deputado José Riva acaba de deixar o Centro de Custódia da Capital, em direção ao Fórum de Cuiabá.
Ele saiu em um carro do Sistema Prisional, acompanhado de outros quatro agentes.
Mais informações em instantes