Fogo volta a atingir Parque Nacional e cachoeiras devem ser interditadas
Brigadistas e equipes do Corpo de Bombeiros voltaram a combater focos de incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá. O tempo seco, a baixa temperatura e os ventos constantes contribuíram para novos focos na região.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por gerir o parque, o Circuito de Cachoeiras deverá ser fechado para visitação a partir desta terça-feira (22) devido às queimadas.
Permanecem fechados à visitação o Morro São Jerônimo, ponto mais alto Parque Nacional, e uma trilha conhecida na região como Casa do Morro/Carretão. O ICMBio informou que as queimadas iniciaram na última sexta-feira (18) e foi controlada parcialmente.
No início do mês, o Parque Nacional chegou a ficar fechado por quase uma semana por conta de incêndios espalhados em diversos pontos.
Agora, segundo o ICMBio, o fogo se alastrou para o setor Sul e Noroeste de Chapada dos Guimarães, atingindo algumas propriedades. Dessa forma, os bombeiros tentam conter as chamas às margens da MT-351, estrada que dá acesso à região do Manso.
O grupo é composto por 40 pessoas do ICMBio e 20 militares do Corpo de Bombeiros.Outros pontos atrativos do Parque Nacional, como o Véu de Noiva, a Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha, o Vale do Rio Claro e a Cidade de Pedras, estão abertos e liberados para visitação. O combate é feito entre as quatro da manhã às 22 horas.
Fechamento
No dia 1º de setembro, as queimadas atingiram o Parque Nacional e só foram controladas no dia 6. Nesse período, os focos alcançaram as áreas dos rios conhecidas como Mutuca e Claro, como também às margens da MT-251, rodovia que liga a capital ao município de Chapada. A suspeita é de que o incêndio tenha origem criminosa e começado em uma estrada vicinal.