Prefeito cassado some, posse do vice é cancelada e município está o caos
A cerimônia para dar posse ao vice-prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Castro Filho, o Valdirzinho (PDT), foi cancelada em razão do prefeito cassado Valdir Ribeiro (PT) ter “sumido do mapa”. A solenidade ocorreria hoje (1º de outubro), pela manhã.
Valdir foi cassado na última segunda (28) após votação do relatório da CPI, que investigava a falta de transparência na administração pública. Foram 10 votos pela perda do mandato e apenas uma abstenção. Na ocasião o prefeito nem havia comparecido à sessão.
Com o fato, o município se transformou em um verdadeiro caos. Segundo o vereador Ugo Padilha (DEM), ônibus estão sem combustível para levar as crianças às escolas. Ressalta que veículos que transportam pacientes para fazer hemodiálise também estavam na mesma situação. “Tivemos que arrecadar dinheiro para colocar combustível nos carros”, revela ao Rdnews.
Além da falta de combustível nos veículos, o vereador afirma que alunos estão sem aula em razão da falta de merendas nas escolas e creches. Hoje à tarde, vereadores, juntamente com o vice-prefeito, vão fazer uma visita às secretarias para tentar tranquilizar os servidores.
O caos deve permanecer, caso o prefeito cassado não seja notificado até a próxima segunda (5). Isso porque esta data é o prazo máximo o comunicado. Diante disso, a posse de Valdirzinho está pré-agendada para ocorrer na segunda à tarde.
De acordo com Ugo, Valdir Ribeiro já foi procurado no apartamento que possui na Capital, na residência de sua mãe e na chácara em Santo Antonio do Leverger. “Todo mundo está procurando. A situação está causando problema porque ele demitiu todos os secretários antes de ser cassado”, enfatiza o democrata.
O vereador Wagner Belmiro Teixeira (PSD) afirma que um dos advogados de Valdir, José Armando também não consegue encontrá-lo. “Fomos ontem no escritório dele. O jurista se negou a receber a intimação”, explana.
Outro lado
A reportagem do Rdnews tentou contato com o prefeito cassado, mas até a publicação da matéria, Valdir não retornou a ligação.