Escolas urbanas e rurais de Jangada recebem tablets e projetores do Governo do Estado
As escolas da rede estadual em Jangada que vão receber projetores são EE DAMIAO MAMEDES DO NASCIMENTO; EE DE EDBASICA PROF ARLINDO DE S BRUNO; EE LUIZA SOARES BOABAID e a EE MAXIMIANA DO NASCIMENTO. E as escolas que vão receber tablets são EE DAMIAO MAMEDES DO NASCIMENTO; EE ARNALDO ESTEVAO FIGUEIREDO; EE BENEDITA AUGUSTA LEMES; EE DAMIAO MAMEDES DO NASCIMENTO e a EE LUIZA SOARES BOABAID.
Escolas estaduais de todas as regiões de Mato Grosso receberão 2.337 tablets e mais 692 projetores interativos. A entrega dos equipamentos atende professores e alunos de Cuiabá a São José do Xingu, distante 1.131 quilômetros da Capital, representando um investimento de R$ 2.588.839,00.
O investimento nos equipamentos foi realizado por meio de Termos de Compromisso com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No caso dos aparelhos digitais, denominados Tablet Educacional, a aquisição foi realizada por dois Termos de Contrato 30 e 31 de 2015, e totalizam o valor de R$ 844.999,00.
A entrega dos 605 tablets referente ao primeiro contrato já foi concluída, enquanto os 1.732, do segundo termo ainda serão enviados as escolas. Ao todo 275 unidades receberão os equipamentos. Os aparelhos, com 7 e 8 polegadas e conexão wifi, permitem o acesso apenas a conteúdos relacionados às áreas do conhecimento do ensino formal de nível fundamental e médio.
Mais R$ 1.743.840,00 foram investidos em 692 projetores interativos, sendo um equipamento por escola. O aparelho portátil é leve e equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), acessa internet sem fios e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
A aquisição desse equipamento compõe o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). O programa educacional tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Por meio de convênios, leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, o Estado deve garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.