Realizada primeira reunião comunitária para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jangada
A Prefeitura municipal de Jangada e a UFMT realizaram na noite de segunda-feira (19) na Câmara Municipal, audiência pública para a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico. De acordo com informações dos técnicos da UFMT, que irá executar os trabalhos no Município, a Lei Federal de saneamento básico foi alterada e estabelece a necessidade de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que é um documento onde a população e o poder público debatem e decidem o que é melhor para todos os moradores no que se refere ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais.
O objetivo do plano é promover a universalização dos serviços; a qualidade de vida e do meio ambiente; a aplicação mais eficiente dos recursos públicos; e estabelecer as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico para que cheguem a todo cidadão, sem interrupção e com qualidade, visando garantir a saúde da população no Município, bem como a melhoria contínua da prestação dos serviços.
De acordo com os técnicos da UFMT, o plano se faz necessário para que o Município tenha acesso aos recursos federais para as obras de saneamento básico. Além do que, a ação visa garantir o acesso da população aos serviços contribuindo na promoção da saúde pública e proteção ao meio ambiente. Sem o plano, o Município pode ser prejudicado na obtenção de recursos financeiros para a realização de obras e programas na área.
Na reunião, também foi exposto a importância da participação popular na construção do plano em que todo cidadão pode contribuir e depois cobrar as melhorias de saneamento. Na audiência pública, apesar da pouca participação da comunidade.
Participaram da reunião os membros do comitê e os delegados da elaboração do PMSB, o Prefeito Municipal, Primeira dama, Secretários Municipais, Presidente do Sindicato Rural, Diretora e alunos da escola Arnaldo, vereador Roberto, e representantes da UFMT.