Abaixo da média do país, MT tem pior expectativa de vida do Centro-Oeste
O último levantamento sobre a expectativa de vida no Brasil, divulgado nesta terça-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coloca Mato Grosso em posições de desvantagem tanto no cenário nacional quanto no regional. Com uma expectativa de vida média de 73,7 anos para ambos os sexos, Mato Grosso ficou abaixo da média nacional, de 75,2 anos, e também foi superado por todos os demais estados da região Centro-Oeste.
Conforme o estudo, a média obtida por Mato Grosso coloca o estado na 12ª posição no ranking de expectativa de vida no Brasil. O estado que encabeça a tabela é Santa Catarina, onde um recém-nascido tem expectativa média de viver até 78,4 anos.
Para comparação, o IBGE lembra no texto do estudo que, entre os países, a maior expectativa de vida medida recentemente é a do Japão, com 83,7 anos para recém-nascidos de ambos os sexos. No ranking internacional, o Japão é seguido por Itália, Singapura e Suíça, todos com 83 anos de expectativa de vida para ambos os sexos – média bastante distante do primeiro estado brasileiro neste índice.
O estado sulista, por outro lado, lidera o ranking nacional com folga em relação ao segundo colocado, o Distrito Federal, com 77,6 anos, disputando a posição com Espírito Santo e São Paulo, ambos com 77,5 anos.
Fora o Distrito Federal, vice-líder nacional no índice pesquisado pelo IBGE, os demais estados do Centro-Oeste figuram em posições acima da de Mato Grosso: Mato Grosso do Sul é o 10° colocado, com expectativa de vida de 75 anos; Goiás é o 11° estado, com 73,8 anos, índice bem próximo do registrado em Mato Grosso.
O ranking resultante do levantamento do IBGE repetiu uma configuração que já ocorreu em estudos anteriores, na qual os estados das regiões Sul e Sudeste ocupam as primeiras posições e os estados do Norte e do Nordeste compartilham aquelas da metade para baixo.
O estado do Maranhão, com expectativa de vida de 70 anos, é o último do país e, entre ele e Mato Grosso, todos os estados são do Norte ou do Nordeste – com exceção do Rio Grande do Norte, o único estado dessas regiões que conseguiu figurar entre os 10 primeiros do ranking.