Com doença rara e 30% da visão, garoto de 6 anos morador de Acorizal sonha conhecer jogador de futebol

Imprimir
+ Geral
Segunda, 18 Janeiro 2016 | Wesley Santiago, do Olhar Direto

Matheus dos Anjos Ramos tem apenas 6 anos, mas muita história pra contar. O garoto, que mora em Acorizal (64 km de Cuiabá) e é torcedor fanático do Palmeiras, possui uma doença rara, conhecida como hemofilia (sangue não coagula). Por conta dela, ele acabou perdendo a visão de um dos olhos e enxerga apenas 30% do outro. Mesmo assim, ele não deixa as dificuldades o impedirem de se divertir e ser ‘esperto’ como classifica a mãe. O sonho dele é conhecer o goleiro Fernando Prass, um dos principais responsáveis pelo título da Copa do Brasil no ano passado.
 
Conhecendo o Matheus...
 
“O Matheus tem hemofilia, o sangue dele não coagula. Existem vários tipos desta doença, mas o caso dele é raro, é o único do Brasil que tem a falta de dois fatores (quando o normal é apenas um). Devido a isso, ele passou por várias cirurgias desde que nasceu. Aqui em Mato Grosso não faziam o exame para detectar isso”, explicou ao Olhar Direto a mãe do garoto, Ana Paula dos Anjos.
 
A primeira hemorragia que o pequeno palmeirense teve foi no braço, quando houve um intenso derramamento de sangue. Os médicos chegaram a cogitar a amputação do membro. Por conta do problema, ele ficou três dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Depois, se recuperou, mas teve outra hemorragia, esta mais grave, na cabeça.

“Foi aí que ele acabou perdendo a visão. A hemorragia fez com que derramasse sangue nos dois olhos dele, a cabeça ficou inchada, deu pressão. Ele ficou em coma durante três dias, até que fosse drenado. Como sequela, ele perdeu uma das vistas e enxerga apenas 30% da outra. Os médicos chegaram a falar que ele poderia ficar em estado vegetativo”, relembra a mãe. O garoto já passou por sete cirurgias, sendo que cinco foram no olho.
 
 Esperança
 
O garoto corria o risco de não falar e não andar, mas a mãe nunca perdeu as esperanças: “Ele estava com a sonda na boca e eu estava com muito leite no seio. Pedi ao médico para que eu tentasse dar mama para ele. Ele relutou, mas acabou deixando. Mesmo com a sonda na boca, o Matheus pegou e se alimentou. Este foi o primeiro indício de que ele não havia sido afetado na cirurgia”.
 
Só depois é que o garoto foi levado até Belo Horizonte (MG), onde fez exames específicos e descobriu que tinha a hemofilia. Agora, ele toma uma medicação duas vezes por semana, que é aplicada na veia pelos próprios pais: “Como ele não enxerga muito bem, temos que ter um cuidado redobrado. Também orientamos na escola que caso ele se corte, precisam nos chamar imediatamente para ministrar o medicamento”.
 
Sonho palmeirense
 
O grande sonho de Matheus é conhecer o goleiro do Palmeiras, Fernando Prass. O pequeno torcedor é fanático por futebol, e mesmo sem enxergar, acompanha os jogos, narra as partidas e até faz gols quando fica batendo bola sozinho na área de casa: “Como ele não enxerga bem, fica perto da televisão e ouve tudo. Desenvolveu uma audição incrível. De futebol ele sabe tudo é muito esperto. Ele é palmeirense desde pequeno, o irmão também é”, comenta Ana Paula.

“O grande sonho dele é conhecer o Fernando Prass, ele é apaixonado. A gente quase não sai, eu e o pai dele trabalhamos muito. Nunca fomos ao estádio, ele quer conhecer os jogadores. Tem um golzinho dele aqui em casa, ele fica lá fora brincando e narrando, fazendo gol. É um garoto muito esperto”, revela a mãe.
 
Na escola, Matheus também é desinibido: “Ele é quem faz as aberturas todo dia, adora um microfone. As professoras dizem que ele é muito desenvolvido, não tem vergonha. Na formatura do pré, ele foi o orador da turma”, finaliza.
 
Contato
 
Agora, o jovem Matheus aguarda uma oportunidade de poder conhecer o ídolo palmeirense. Quem puder auxiliar na realização do sonho, pode entrar em contato pelo seguinte telefone: (65) 9998-6731 (falar com Ana Paula).
 
Hemofilia
 
A Hemofilia é um distúrbio genético marcado por um sangramento prolongado devido à diminuição ou ausência de um dos fatores de coagulação necessários para formação do coágulo sangüíneo. Aproximadamente 1 em cada 8.000 homens sofre da doença. A Hemofilia é causada pela ausência do gene que modifica a habilidade do organismo para produzir fatores suficientes para gerar a coagulação. Nos tipos mais comuns de hemofilia estão ausentes o fator VIII (oito) ou fator IX (nove). No caso de Matheus, são dois fatores que estão faltando.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews