Campanha da Fraternidade será lançada nesta quarta-feira
A Arquidiocese de Cuiabá lança nesta quarta-feira (10), a Campanha da Fraternidade. O lançamento está previsto para as 19 horas, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, quando acontece a Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma.
Este ano a campanha terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, e tem como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24), e reflete o problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos que é a fragilidade, e em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico no Brasil.
Segundo o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Antonio dos Santos, o objetivo principal é assegurar aos brasileiros que vivem à margem da sociedade, nas periferias, favelas e cortiços, o direito ao saneamento básico, tão necessário para terem condições de vida digna, pois a falta de saneamento básico e de moradias dignas têm incidência direta sobre a saúde da população.
A Campanha da Fraternidade este ano é considerada ecumênica, como aconteceu nos anos de 2000, de 2005 e de 2010. Estão envolvidas na campanha todas as igrejas cristãs que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CNBB).
"Com a falta de saneamento básico, não sofrem só os moradores das periferias, mas sofre toda a comunidade que vive na 'Casa Comum', com os rios poluídos, a carência de água potável, o elevado gasto na saúde pública para combater as epidemias. Cuidar da natureza ou da 'Casa Comum' é cuidar da dignidade de vida do ser humano e de toda a criação", explica Milton.
Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água, do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.