A equipe que coordena a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 106 municípios mato-grossenses deu início ao trabalho de revisão das etapas do processo, junto às cidades que não puderam participar da fase de capacitação. O objetivo é garantir que sejam sanadas as dúvidas de todos os membros de comitês municipais sobre as próximas etapas do Termo de Execução Descentralizada. A Associação Mato-grossense dos Municípios integra o grupo, por meio da Coordenação de Articulação e Apoio ao Desenvolvimento Municipal, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Para o coordenador da AMM, José Antônio Pinheiro, o retorno pontual das capacitações é fundamental para que os municípios que não puderam participar da primeira etapa, ou mesmo não apresentaram os resultados esperados após ela, esclareçam os próximos passos da execução dos planos. “Estando apto à colaborar com a elaboração dos planos, o município está garantindo investimentos para o desenvolvimento local, com mais saúde e qualidade de vida para os seus cidadãos”, reforçou.
Na última quinta-feira (11), Tesouro foi o primeiro a receber a coordenação onde foi editado um decreto, nomeando duas comissões que acompanharão os trabalhos. Na oportunidade, o prefeito Ilton Barbosa agradeceu pela “repescagem”. Ele também falou sobre as dificuldades enfrentadas pela sua gestão e da importância dos recursos e da parceria para o desenvolvimento do município. “Os municípios pequenos não possuem recursos técnicos e financeiros para executar os planos, o que torna essa parceria entre governos federal e estadual, Universidade e Associação essencial para o desenvolvimento sustentável”, frisou.
Na sexta-feira (12) foi a vez de Guiratinga receber a capacitação. Durante a visita, o professor Paulo Modesto, um dos coordenadores do plano pelo Departamento e Engenharia Sanitária e Ambiental Desa/UFMT, destacou a preocupação com o engajamento de todos os municípios beneficiados com o Termo de Cooperação.
Os próximos municípios a receber a capacitação são:
Fevereiro
15 e 16 – Paranatinga
16 e 17 – São José do Povo
18 – São Pedro da Cipa
22 e 23 – Alto Taquari
24 e 25 – Araguainha
Março
De 14 a 18 – Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte e General Carneiro
Abril
De 04 a 15 – Alto da Boa Vista, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu