Setas renova parceria para levar cidadania a moradores da zona rural
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) renovou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o Mutirão Rural 2016. A ação, que será realizada até julho deste ano, vai percorrer 52 municípios mato-grossenses promovendo o acesso à cidadania aos moradores da zona rural do Estado.
As visitas técnicas foram iniciadas nesta terça-feira (16.02) em Acorizal, no assentamento Cabeceira do Alferes. Ainda nesta semana serão visitados os assentamentos Forquilha do Rio Manso (Rosário Oeste) na quarta-feira; Paraíso do Manso (Chapada dos Guimarães) na quinta-feira (18) e Figueiral (Nossa Senhora do Livramento) na sexta-feira (19).
Entre os serviços ofertados pela Setas estão: a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, além da carteira de pescador amador, fotos 3x4 e plastificação de documentos. Estes, de acordo com o titular da pasta, Valdiney de Arruda, são um dos serviços mais procurados no mutirão, seguidos dos atendimentos na área de saúde.
“Para nós é muito importante poder participar de ações como essa que vão diretamente ao encontro das diretrizes do Governo do Estado, que é não deixar nenhum cidadão para trás. Ao lado do Senar, poderemos levar o acesso a esses direitos a muitos mato-grossenses”, considerou o gestor.
O presidente do Senar, Rui Prado, agradeceu a parceria e lembrou que a presença do Estado é essencial para levar uma maior gama de serviços. “Considero muito importante essa parceria firmada, porque sei que trará benefícios para muitas pessoas. Os serviços prestados serão gratuitos então, é uma forma de ajudar realmente a quem precisa”, considerou.
O Mutirão Rural é um programa criado pelo Senar criado pelo Senar em 1996 e que desde 2013 conta com a parceria da Setas para sua realização. As ações serão realizadas nos quatro cantos de Mato Grosso, passando por municípios como Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, no nordeste; e Rondolândia, no noroeste do Estado e Várzea Grande.
Em 2015, quase treze mil pessoas foram atendidas pelo Mutirão Rural, totalizando uma média de 51.940 atendimentos. Entre os serviços ofertados, o mais procurado foi a emissão de documentos de acordo com o Senar, resultando no total de 37% dos atendimentos.
Ações Integradas
Além da parceria com o Senar, a Setas leva o acesso aos documentos que garantem a cidadania do cidadão por meio do programa “Ações Integradas de Cidadania”. Percorrendo todo o Estado, equipes técnicas garantem a emissão das segundas vias de documento, fotos, carteira amadora de pescador, entre outros.
O superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo, afirma que enquanto no Mutirão Rural o público em foco são moradores da zona rural. “Nós temos serviços que somente a Setas disponibiliza e durante nosso programa temos foco em atender nos municípios”, ressaltou.