Delegado que atuou na "Lava Jato" assume comando da PF em MT
O delegado Áderson Vieira Leite assume a Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso nesta quarta-feira, às 14 horas. Ele substitui o delegado Marcos Antônio Farias.
Ex-chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal, em Brasília, Áderson já atuou em casos emblemáticos de corrupção no Brasil. Ele fez parte da equipe de investigação da “Operação Lava Jato”, que apura desvio de recursos da Petrobras, e do caso Swissleaks, que apura vazamento de dados de correntistas do HSBC em Genebra.
As informações são de que 8 mil correntistas brasileiros movimentaram R$ 7 bilhões no banco suíço. Em Mato Grosso, o novo superintendente comandará o maior escândalo de “lavagem de dinheiro”, desbaratado na “Operação Ararath”.
Ao todo, a operação já teve 10 fases e investiga autoridades e ex-autoridades do Estado, bem como empresários que mantinham contato com o Governo do Estado. As investigações apontam para desvio de R$ 500 milhões dos cofres públicos por meio de operação clandestina do sistema financeiro.
As fases realizadas até agora já resultaram na abertura de 21 inquéritos conduzidos pelo Ministério Público Federal com mais de 100 envolvidos. Até o momento, o ex-secretário Eder Moraes e o ex-superintendente do Bic Banco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol, já foram condenados a 69 e 31 anos de prisão, respectivamente.