Lei transfere capital de MT para Vila Bela da Santíssima Trindade por 1 dia

Imprimir
+ Geral
Quarta, 02 Março 2016 | Do G1 MT
Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB) na terça-feira (1º) transfere, de forma simbólica, a capital de Mato Grosso para Vila Bela da Santíssima Trindade todo dia 19 de março, dia do aniversário da cidade. Localizada a 562 km de Cuiabá, Vila Bela foi a primeira capital do estado.
A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira (2). O estado deverá realizar programação comemorativa na cidade na data proposta, resgatando a história da criação do município como capital, fatos históricos, colonização, etnias, cultura, tradições, entre outros.
A população atual estimada do município é de 15,2 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vila Bela foi instituída capital da Capitania de Mato Grosso em 1752. Na época, o estado ainda era formado pela áreas em que se encontram atualmente Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Por essa razão, o governo de Mato Grosso fica autorizado a convidar esses dois estados para planejar e desenvolver o evento. A transferência da capital do estado para Cuiabá ocorreu em 1835.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews