Mais de 10 mil servidores em greve realizam passeata em Cuiabá

Imprimir
+ Geral
Terça, 31 Maio 2016 | RDnews
Cerca de 10 mil servidores que integram 28 das 31 categorias que compõem o Fórum Sindical paralisaram as atividades nesta terça (31). Eles realizaram passeata que partiu da rua 13 de junho, em Cuiabá, e seguiu até o Palácio Paiaguás. Com dois trios elétricos, os servidores gritavam palavras de ordem como “fora Pedro Taques” e “não senhor governador, não vamos aceitar”, além de pedirem o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA).

O presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, diz que a pauta da categoria da Educação cobra os 100% do pagamento do RGA, ou seja, os 11,28% estabelecidos, realização de concurso público, e é contrária a Parceria Público-Privada (PPP) nas escolas.

Henrique ressalta que a posição dos servidores é seguir com a greve por tempo indeterminado, até que o Governo apresente uma proposta melhor aos trabalhadores do Estado. “Pedimos respeito à luta dos trabalhadores da Educação. Chega de corrupção. Que acabem com essa história de terceirizar a educação pública, de passar o serviço de gestão desempenhado por profissionais da área para a iniciativa privada”.

O sindicalista ainda afirma que a proposta do Governo de pagar uma parcela de 2%, em setembro, e os outros 3% somente em janeiro de 2017, não retroativos, é indecorosa. “É uma proposta indecente, indecorosa. Não vamos aceitar, queremos o valor integral”.

Para o governador Pedro Taques (PSDB) é prioridade não atrasar os salários, tendo em vista que, segundo ele, 15 Estados estão atrasando os pagamentos. “Mato Grosso hoje paga em dia os salários e as leis de carreira estão sendo respeitadas”, argumenta. O chefe do Executivo reforça que os profissionais da Educação receberam aumento salarial de 7% e os investigadores e escrivães da Polícia Civil de 10%, na folha deste mês.

Representantes da CUT, MST, Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep-MT), Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico (Sindes), do Detran, e demais categorias também participaram do evento na tarde desta terça. Aproximadamente 40 caravanas vieram do interior do Estado para mobilizar o Governo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews