Para fechar garimpo ilegal, 160 policiais federais chegam em Aripuanã

Imprimir
+ Polícia
Segunda, 07 Outubro 2019 | RD News
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda (7) a 2ª fase da Operação Trype em ação conjunta com forças de segurança do Estado de Mato Grosso. Essa etapa tem objetivo de cessar as atividades de um grande garimpo ilegal no município de Aripuanã (a 948 km de Cuiabá).
De acordo com as investigações, além do impacto ambiental na região o garimpo ilegal estaria causando problemas sociais no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas, prostituição e outros crimes.
Cerca de 160 policiais e também de servidores do Ibama e SEMA atuarão na área durante toda semana.
No dia 26 de setembro a PF deflagrou a primeira fase. Foram cumpridos mandados de prisão em Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta.
A Operação Trypes tem ligação com o ouro que foi localizado em um avião em Aripuanã em junho deste ano. As investigações da PF iniciaram após prisão feita pela Policia Militar.  A corporação conseguiu apreender uma carga de 6,5 quilos de ouro, estimados em R$ 7 milhões. 
Dois suspeitos foram presos, além de duas pistolas com carregadores e 27 munições intactas. A ação aconteceu no aeroporto do município, que fica na zona rural.
Após a deflagração a PF informou que, ao investigar extração e venda criminosa de ouro na Amazônia Legal, em Mato Grosso, se deparou com articulado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo emissão de documentos falsos e uso de contas bancárias abertas especificamente para garantir a movimentação financeira de quadrilha. Seis pessoas foram presas e cumpriram 16 mandados de busca e apreensão, além de 2 ordens de suspensão de atividade econômica. (Com Assessoria)
Às 14h42 - Imagens revelam o tamanho do garimpo
Imagens aéreas da Polícia Federal dão a dimensão do garimpo alvo de ação nesta segunda (7). Um balanço deve ser divulgado até o final do dia.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews