O Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aereas) resgatou quatro pessoas que estavam ilhadas em meio a forte correnteza que atingiu o rio Coxipó do Ouro na tarde desta sexta-feira (3). As vítimas estavam agarradas em uma árvore a espera de um resgate ou que a “fúria” das águas diminuísse.
O fenômeno que ocorreu no rio é conhecido como “cabeça d’água”. Nele, o volume do rio e a velocidade da correnteza aumentam repentinamente.
Isso forçou as quatro pessoas, incluindo uma criança, a se abrigarem numa árvore localizada em uma “ilha” no meio do rio. Troncos e lama desciam pelas águas.
Como o local era de difícil acesso, a tripulação optou pelo emprego do cesto de resgate para retirada das vítimas. Com ajuda de um tripulante, primeiro foram resgatados a criança e um adulto. Após o primeiro resgate, a tripulação voltou para retirada de mais uma vitima adulta do mesmo local onde encontravam-se ilhados.
A última vitima estava as margens do rio, onde era inviável o uso do cesto de resgate. Então, o helicóptero pousou em local próximo e os militares entraram numa região de mata, onde conseguiram acessar a margem do rio e resgatar a vítima.