Militares cercados pelo fogo no Pantanal são resgatados por avião da FAB

Imprimir
+ Polícia
Segunda, 17 Agosto 2020 | OlharDireto
Seis militares do Corpo de Bombeiros ficaram cercados pelo fogo no Pantanal mato-grossense e precisaram ser resgatados pelo Esquadrão Pantera da Força Aérea Brasileira (FAB). O episódio aconteceu na última sexta-feira (14). Os brigadistas combatiam os focos de incêndios na região, por meio da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa.
Os militares estavam em uma área, quando as chamas se aproximaram e alastraram com rapidez. Em busca de local seguro para se abrigarem, foram surpreendidos por uma área de pântano, onde começaram a afundar. O helicóptero foi acionado e efetuou o resgate dos homens.

A aeronave Black Hawk decolou da sede do Centro de Coordenação da Operação Pantanal, em Poconé, às 11 horas e voou até a posição dos brigadistas para realizar o resgate.
O helicóptero manteve o voo pairado, próximo ao solo para facilitar o acesso dos brigadistas até a aeronave, enquanto o homem de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento), com apoio dos Bombeiros, desceu até área do pântano para o resgate. Ao final, o Esquadrão retornou com os militares para a sede. Toda a operação teve duração de 25 minutos na cena de ação.

A tripulação do helicóptero era formada por cinco militares, sendo dois pilotos, dois mecânicos e um homem de resgate. Esta foi a primeira missão real realizada pelo piloto, tenente Aviador Paulo Sergio Martins Júnior.
Para ele, é gratificante e recompensador, trabalhar para salvar vidas. “Atuar em um resgate como este mostra que toda exigência durante os treinamentos é de extrema importância, especialmente por ajudar as pessoas em momentos de dificuldades”, conta.
Operação Pantanal
O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé, ponto estratégico para o emprego dos meios de Força Aérea. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal; e agências federais e estaduais.
As estimativas apontam que uma área de 204 mil hectares, o equivalente a 285 mil campos de futebol, já foi atingida pelo fogo no Pantanal, nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé.  As equipes de combate terrestre estão atuando na região desde o dia 21 de julho. 
Líder em queimadas em todo o território brasileiro, Mato Grosso registrou 2.594 focos de calor nos dez primeiros dias de agosto, o que simbolizou um aumento de 7% em relação a todo o mês de julho, com 2.429 focos, e quando iniciou-se o período proibitivo de queimadas no estado.
O número também representa o aumento de 30% em relação ao registrado no início de agosto de 2019. A maior parte ocorreu no Pantanal, com 1.074 focos (41%), seguido da Amazônia, com 936 focos (36%), e do Cerrado, com 584 focos (23%).

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews