Militares cercados pelo fogo no Pantanal são resgatados por avião da FAB
Seis militares do Corpo de Bombeiros ficaram cercados pelo fogo no Pantanal mato-grossense e precisaram ser resgatados pelo Esquadrão Pantera da Força Aérea Brasileira (FAB). O episódio aconteceu na última sexta-feira (14). Os brigadistas combatiam os focos de incêndios na região, por meio da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa.
Os militares estavam em uma área, quando as chamas se aproximaram e alastraram com rapidez. Em busca de local seguro para se abrigarem, foram surpreendidos por uma área de pântano, onde começaram a afundar. O helicóptero foi acionado e efetuou o resgate dos homens.
A aeronave Black Hawk decolou da sede do Centro de Coordenação da Operação Pantanal, em Poconé, às 11 horas e voou até a posição dos brigadistas para realizar o resgate.
O helicóptero manteve o voo pairado, próximo ao solo para facilitar o acesso dos brigadistas até a aeronave, enquanto o homem de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento), com apoio dos Bombeiros, desceu até área do pântano para o resgate. Ao final, o Esquadrão retornou com os militares para a sede. Toda a operação teve duração de 25 minutos na cena de ação.