A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP) vai leiloar mais de 400 matrizes de gado apreendidas de crimes de lavagem de dinheiro em Mato Grosso. O leilão de gado, aberto até o dia 9 de outubro, é o primeiro realizado pela secretaria, com lotes a partir de R$ 53,2 mil. O valor total é avaliado em mais de R$ 1 milhão. O gado pertencia a João Arcanjo Ribeiro segundo a assessoria do Ministério.
Em razão da pandemia de Covid-19, o leilão ocorre na modalidade exclusivamente eletrônica. No entanto, os lotes ofertados estão disponíveis para exame e visitação de interessados mediante agendamento prévio por meio do e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Os animais se encontram na Fazenda Colibri, situada a cerca de 150 km de Cuiabá, em Santo Antonio do Leverger.
O leilão é resultado da alienação antecipada decretada pelo 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso, para a preservação do valor econômico do bem. Neste caso, como se refere à venda de patrimônio apreendido de crime envolvendo lavagem de dinheiro, o recurso arrecadado será destinado ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).
A Senad cadastrou leiloeiros em todo o país e teve a sua competência ampliada por meio do Decreto n°10.073, de 18 de outubro de 2019. Além de leilões do patrimônio apreendido do tráfico de drogas, passou a utilizar a sua estrutura para efetuar a venda de itens oriundos do enriquecimento ilícito envolvendo outros crimes, como a corrupção e a lavagem de dinheiro, com perda de bens em favor da União.